O QUE É INJEÇÃO PLÁSTICA

A função da injeção plástica baseia-se no conceito de moldagem. É o derretimento do polímero para esculpi-lo em um molde comum para todos os produtos, a peça retirada deste molde, através da técnica de extração correta, apresenta as dimensões e tamanhos desejados.

Esse serviço passa por um processo complexo, dependendo de alguns fatores, como a temperatura, condições de resfriamento, pressão e velocidade ao injetar no material.

A origem do plástico


O plástico é uma das matérias-primas mais utilizadas no mundo, servindo para a fabricação de inúmeros produtos. Sua origem não é de recurso natural, ela veio de pesquisas e experimentos químicos, até chegar nas resinas do petróleo, matéria-prima principal para a composição do plástico, que são materiais poliméricos, ou seja, longas cadeias de moléculas formadas por unidades repetitivas.

A nafta, substância extraída do refino do petróleo, é levada para as indústrias de 1° geração, onde passam por um processo térmico chamado craqueamento, onde são quebradas em moléculas menores dando origem ao eteno. O eteno é transportado para indústrias de 2° geração, permitindo a realização da polimerização, a partir disso surgem os diferentes tipos de resinas plásticas, elas que são levadas para indústrias de 3° geração, passando pelos transformadores que dão cor e forma aos plásticos.

Esses plásticos dão origem aos produtos que consumimos no dia a dia, como frascos de bebidas, embalagens de alimentos, sacos de lixo, produtos farmacêuticos, de limpeza, tanques de combustível para veículos automotivos, tubos, conexões de encanamento e até aparelhos eletrônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.